A complexidade atual da agricultura gera a necessidade de que o negócio seja conduzido como uma empresa. O objetivo de toda empresa é o lucro. O lucro é calculado subtraindo os custos totais da quantia recebida pela venda da produção.
Máxima produtividade e o mínimo de custos
Como os produtos das grandes culturas, como soja, milho e algodão são commodities, os produtores não podem interferir diretamente no seu preço. Para obter o máximo de lucro possível, é necessário que eles se concentrem em equilibrar dois itens na sua empresa agrícola: máxima produtividade e o mínimo de custos.
A qualidade das sementes impacta diretamente na eficiência desses itens pelos seguintes motivos:
- É um insumo que responde por mais de 70% do custo de produção no caso da soja
- É o material que vai dar origem às plantas que formarão o produto final
- Um lote de sementes com baixa taxa de germinação gerará uma lavoura com baixa densidade de plantas
- Sementes com baixo vigor não suportarão as condições de campo
- Sementes infestadas com patógenos ou insetos praga não germinarão e podem ser a porta de entrada de pragas no campo
- Lotes de sementes comerciais que apresentem sementes de outras espécies, causam a infestação na área de produção por plantas daninhas
- Lotes de sementes com umidade elevada se degradam de modo acelerado
- A necessidade de refazer a semeadura pode inviabilizar economicamente uma safra
Nessa matéria, vamos apresentar os itens avaliados na Análise de Sementes de Soja, Milho, Feijão e Algodão da IZI.
Indicadores da qualidade das sementes
Análise de sementes
Avaliar a viabilidade agronômica de sementes é uma tarefa complexa. É necessário avaliar uma diversidade de indicadores, sendo que o resultado final é determinado levando em conta a interação entre todos esses indicadores.
Cada indicador analisado traz informações sobre a qualidade e quantidade de um aspecto da semente, sendo que a qualidade agronômica é determinada observando o quanto que cada aspecto está dentro dos valores mínimos aceitos como padrão de qualidade.
Aqui na Izi, realizamos a determinação dos principais aspectos agronômicos das sementes e emitimos o Boletim de Sementes, de acordo com as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Análises que realizamos
Análise de sementes
– Pureza
– Germinação
– Envelhecimento acelerado
– Determinação de outras sementes por número
– Peso de mil sementes
– Verificação de outras cultivares
– Sementes Infestadas
– Grau de umidade
– Dano mecânico
– Peroxidase
Espécies: soja, milho, feijão e algodão
Indicadores de qualidade agronômica das sementes
Análise de sementes
Pureza
É apresentada, em termos do peso em gramas da amostra de trabalho utilizada para a análise de pureza, conforme previsto no padrão e obedecendo à tolerância de + 3% ou + 5% de impurezas, de acordo com o tamanho das sementes da espécie em análise.
A pureza indica se existem qualquer tipo de material entre as sementes. Materiais estranhos que sejam danosos se enquadram em outro item de análise, sendo aqui avaliadas impurezas sem importância sanitária. No caso de sementes de soja e milho, que são grandes em relação a outras sementes, a tolerância às impurezas é mais baixa do que para pequenas sementes, como de gramíneas e hortaliças.
Além de calcular a massa das impurezas, a natureza do material inerte deve ser relatada:
Natureza do material inerte: relatar o tipo de material inerte encontrado na amostra. Ex.: sementes quebradas, tegumentos, aristas, palhas, torrões, pó, etc.
Verificação de outros cultivares
Indicar o peso em gramas da amostra de trabalho utilizada para essa determinação, conforme previsto no padrão e considerando a tolerância de 3% ou 5%. É o mesmo peso relatado para a análise de pureza, pois é realizada simultaneamente à mesma. Relatar neste campo o número de outros cultivares encontrados na amostra, para as espécies cujos padrões exigirem.
Germinação
O teste de germinação é um indicador da qualidade da população das plantas que o lote de sementes analisado vai formar em campo. O teste é realizado colocando uma amostra de sementes em condições adequadas de germinação, sob ambiente controlado e observando as ocorrências. A duração do teste depende da velocidade de germinação da espécie/cultivar analisado.
Substrato: o substrato utilizado podem ser os seguintes: SP – sobre papel, EP – entre papel (inclui rolo de papel), PP – papel plissado, A – areia (entre areia), SA – sobre areia, P – pano.
Temperatura (ºC): informar a temperatura usada no teste de germinação. Ex.: 20-30; 20.
Após o início da germinação, as plântulas são classificadas em:
Plântulas normais: deve constar da porcentagem de plântulas normais observadas no teste de germinação. Deve ser expressa em número inteiro.
Plântulas anormais: deve constar da porcentagem de plântulas anormais, ou seja, danificadas, deformadas ou deterioradas, em número inteiro.
Sementes duras: deve constar da porcentagem das sementes consideradas duras, em número inteiro.
Sementes dormentes: deve constar da porcentagem das sementes consideradas dormentes, em número inteiro.
Sementes mortas: deve constar da porcentagem de sementes mortas, em número inteiro.
Tratamento especial: relatar o tipo de tratamento usado para quebrar a dormência ou superar a dureza. Ex.: Pré-esfriamento a 5ºC, por 3 (três) dias; KNO3 a 0,2%.
Duração do teste: número de dias que durou o teste de germinação, descontado o período de tratamento especial, quando houver.
Envelhecimento acelerado (EA)
É uma forma de testar ao vigor do lote de sementes. Enquanto o teste de germinação ocorre em condições totalmente favoráveis à germinação, o teste de envelhecimento acelerado é realizado após submeter as sementes a condições de estresse térmico. Essa metodologia permite avaliar o comportamento das sementes em condições muito mais próximas as que as sementes irão encontrar em campo.
São utilizadas 100 sementes por tratamento, quais distribuídas sobre uma tela de alumínio, fixada em caixas plásticas tipo “gerbox”, contendo, no fundo, uma lâmina de 40 mL de água destilada. Utiliza-se isopor para cobrir a superfície livre da tela. Posteriormente, os “gerbox” são colocados em uma câmara B.O.D, onde permanecem por 48 horas à temperatura de 41ºC . Após esse período, as sementes envelhecidas são submetidas ao teste de germinação, sendo a avaliação feita no quinto dia. Os resultados são expressos em porcentagem de plântulas normais.
Outras sementes por número
Esta avaliação fornece indicadores referentes ao risco de introdução de espécies indesejadas na área produtiva, sendo observadas e registradas sementes de outras espécies vegetais entre a amostra das sementes de interesse.
Outras espécies cultivadas: relatar o número de outras espécies cultivadas encontradas, diferentes da espécie em análise, indicando o peso em gramas da amostra de trabalho para análise de pureza. Esta determinação é realizada simultaneamente à análise de pureza.
Sementes silvestre: relatar o número de sementes invasoras silvestres encontradas, indicando o peso em gramas da amostra de trabalho para análise de pureza. Esta determinação é realizada simultaneamente à análise de pureza.
Sementes nocivas toleradas: número de sementes nocivas toleradas encontradas. O resultado é obtido pela soma das sementes nocivas toleradas encontradas na análise de pureza com as obtidas na análise da amostra complementar utilizada para atingir o peso do padrão para a determinação de Outras Sementes por Número, observada a tolerância de 3% ou 5%.
Sementes nocivas proibidas: relatar o número de sementes nocivas proibidas encontradas. Para executar essa determinação, consultar a relação de espécies nocivas em vigor. O resultado é obtido pela soma das sementes nocivas proibidas encontradas na análise de pureza com as obtidas na análise da amostra complementar utilizada para atingir o peso do padrão para a determinação de Outras Sementes por Número, observada a tolerância de 3% ou 5%.
Peso de mil sementes
O peso de mil sementes é um dado importante que fornece um indicativo da qualidade das sementes a ser utilizada por hectare, bem como gerar informações para calcular a densidade de semeadura.
Outras determinações
Estes campos poderão ser preenchidos com os resultados de outras análises exigidas por um determinado padrão ou por solicitação do remetente.
Ex.: SI – sementes infestadas , grau de umidade, teste de uniformidade (classificação por peneira)….
Assessoria de ponta a ponta
Um atendimento próximo e personalizado, seja dentro da sua fazenda, pela internet, pelo telefone ou em uma de nossas unidades.
Comentários