A agricultura é extremamente dependente do clima, que se caracteriza pelas condições atmosféricas em uma determinada região. Os elementos que formam o clima são: a temperatura, a pressão atmosférica, as precipitações e os ventos. Para conhecermos o clima de um lugar específico é preciso medir estes elementos diariamente, para que possamos entender o resultado das suas combinações. Mas, o que interessa para os agricultores, na prática, não é saber o clima. Vou explicar.
Os climas são úteis para classificar grandes territórios no planeta. Isso é tarefa para os climatologistas que usam os dados coletados de temperaturas e precipitações. De acordo com a temperatura o clima pode ser: quente, temperado, frio e polar. Quanto a distribuição das chuvas pode ser: superúmido, úmido, semiárido e árido. Unindo-se a temperatura e a umidade temos os climas: Tropical, Equatorial, Subtropical, Temperado e Polar ou Glacial, Mediterrâneo, Semiárido, Árido e Desértico. E o que isso impacta na decisão de plantar hoje ou na semana que vem? Praticamente nada. Apesar de usarmos a palavra clima, o que queremos saber de fato é o “Tempo Atmosférico”.
O tempo atmosférico é uma condição temporária dos elementos do clima. Ele varia de um dia para o outro, ou mesmo durante o dia. Num certo momento pode estar sol e com alta temperatura, logo em seguida pode chover e esfriar. E, isso sim, nos interessa e muito. Por isso é uma prática comum os agricultores consultarem as previsões do tempo.
No entanto, nem sempre elas estão certas. Isso, porque existe o que chamamos de microclimas, que são regiões pequenas, como a de uma propriedade agrícola, que difere da zona exterior. Geralmente são influenciadas por algumas barreiras físicas como morros, ou áreas de matas e corpos d´água. Por isso, muitas vezes a previsão do tempo para uma cidade pode ser diferente da sua fazenda no interior.
Para melhorar a acurácia dessas previsões, existem serviços de monitoramento climático customizados para a sua propriedade. A Izi Gestão Agro, através de um projeto personalizado, elaborado em conjunto com o cliente, elabora um projeto ouvindo suas necessidades e de acordo com a realidade dos microclimas da sua propriedade. Em seguida, instalam-se estações meteorológicas autônomas, que coletam dados de pluviometria, temperatura e umidade do ar, direção e velocidade do vento, radiação UV, iluminância e pressão atmosférica. Utilizando GPRS, WiFi ou via Satélite, os dados são enviados de 5 em 5 minutos, ou de 1 em 1h, para um aplicativo no seu celular, ou para uma página da web. Com os dados históricos observados, é entregue previsões meteorológicas ajustadas para sua fazenda. Um sistema inteligente de notificações pré-definido, alerta sobre as ocorrências, facilitando muito as tomadas de decisão e aumentando as chances de sucesso e da garantia de boas produtividades.
Assessoria de ponta a ponta
Um atendimento próximo e personalizado, seja dentro da sua fazenda, pela internet, pelo telefone ou em uma de nossas unidades.
Comentários