Para obter um aumento na produtividade agrícola é necessário fazer um manejo adequado de adubações, ela promove uma série de benefícios para o desenvolvimento das culturas.
O silício é um elemento mineral que favorece melhorias no processo de desenvolvimento das plantas, geralmente, é encontrado na maioria dos solos, os solos brasileiros dispõem de 5% a 40% de silício na sua composição, dependendo do tipo de solo, em solos arenosos possuem baixa disponibilidade. A sua absorção pelas as plantas está diretamente ligada ao pH do solo, em condições mais elevadas há uma maior disponibilidade, consequentemente maior absorção do elemento pelas plantas.
A importância da adubação com silício é devido a sua atuação como protetor da lavoura, pois ele contribui para que ela tenha maior resistência a pragas e doenças, déficit hídrico e estresse térmico. Além de atuar despertando os mecanismos naturais de defesa das plantas.
Além disso, o silicato de cálcio e o silicato de magnésio são insumos que contém silício na sua composição, então podem ser utilizadas na correção da acidez do solo e para fornecimento de nutrientes para as plantas.
Principais benefícios da adubação com silício:
- Maior resistência ao ataque de pragas e doenças;
- Aumento da capacidade fotossintética em função da melhor estrutura foliar;
- Maior resistência ao acamamento;
- Indução de mecanismos naturais de defesa da planta;
- Correção da acidez do solo;
- Aumento dos teores de cálcio e magnésio trocáveis;
- Redução da toxicidade do alumínio, manganês e ferro;
- Contribui para a melhoria do estado nutricional da planta;
- Aumento da resistência ao estresse hídrico e térmico;
- Aumento da produtividade.
Então, a aplicação de silício é uma ótima estratégia de manejo para um aumento da produtividade, além de contribuir para uma maior resistência às diversidades no campo e melhorar o estado nutricional da cultura.
Fonte: Aegro
Comentários