Plantabilidade consiste na deposição correta de sementes feita pela semeadora. Para um bom estabelecimento da cultura é necessário uma alta qualidade das sementes, além de uma profundidade correta e o fechamento do sulco.
A prioridade são as linhas de plantio, posicionar a quantidade de sementes na distância correta é muito importante. Uma plantabilidade boa certifica um correto espaçamento e uma formação de estante correta.
O que a plantabilidade influencia na produtividade?
Uma distribuição de sementes gera perdas significativas na produtividade, porque a eficiência do aproveitamento de recursos, água, luz e nutrientes por exemplo, é minimizada. É válido ressaltar que, as consequências de uma plantabilidade não eficiente varia de acordo com a cultura, mas, independente da cultura, os danos são causados devido às linhas duplas e as falhas.
Linhas duplas e falhas de plantio
Para ser classificada como linha dupla, a distância entre as sementes deve ser menor que a metade do espaçamento esperado entre as plantas na linha, ficando assim, próximas umas das outras.
Já as falhas são o contrário, ela é considerada quando a distância entre as plantas na área de cultivo é maior que 50% da distância adequada.
Principais desvantagens das linhas duplas e falhas de plantio
Tratando-se das linhas duplas, como as plantas estão muito próximas umas das outras há uma maior competição entre elas, seja por água, luz ou nutrientes. Essa competição, principalmente por luz solar, faz com que as plantas cresçam mais que o normal, e como elas crescem mais acabam ramificando menos, então a produção acaba sendo comprometida.
Nas linhas falhas, não tem plantas e por esse motivo a produção e a produtividades são afetadas.
Principais causas que afetam a plantabilidade
As principais causas que interferem na plantabilidade consiste em:
- Tratamento de sementes;
- Uniformidade das sementes;
- Escolha do disco de plantio;
- Equipamento de dosagem e regulagem de plantio;
- Velocidade da operação;
- Sistema de plantio e solo;
- Sementes de qualidade;
- Manutenção do maquinário.
Como os grãos, principalmente a soja e o milho, possuem um potencial de crescimento de acordo com o manejo e tecnologias utilizados. Além de adotar um bom manejo, é necessário ficar atento a plantabilidade, é importante ficar atento aos principais pontos que possuem interferência sobre ela para garantir uma safra mais produtiva.
Fonte: Aegro
Comentários