Os drones, por definição, são um modelo de aeronave que podem ser conduzidas de uma maneira autoguiada e que não tem a necessidade de um piloto. Eles são guiados a distância, sendo possível ser comandados por uma pessoa utilizando as orientações já programadas.
O drone é uma tecnologia que tem crescido bastante em diversas áreas da agricultura, entre elas a pulverização. A pulverização com drone pode melhorar a manutenção dos cultivos pois possui uma facilidade em sobrevoar lugares de difícil acesso.
Sendo uma ferramenta importante de controle de plantas daninhas, além de possuir uma capacidade de lidar com as principais pragas e doenças que atacam a cultura.
Para fazer uma aplicação eficiente de pulverização utilizando drones é recomendável seguir boas práticas já usadas nas pulverizações convencionais. Dentre elas então, a escolha dos bicos, vazão do produto e a forma do leque, todas elas devem ser pré-definidas pelo técnico.
Além disso, o preparo da calda, o princípio ativo que precisa ser aplicado, acréscimo de produtos e formulações, são condições importantes para um manejo eficaz. Os principais fatores que precisam de atenção especial na pulverização utilizando drones são:
- Temperatura;
- Umidade;
- Velocidade do vento;
- Tamanho de gota.
Todos esses princípios mencionados podem influenciar na qualidade da pulverização feita pelo drone, por esse motivo é necessário tomar alguns cuidados.
A utilização de drones para a pulverização apresenta diversas vantagens, entre elas:
- É uma boa alternativa no combate contra plantas daninhas, pragas e doenças;
- Boa capacidade de campo, em média 20 ha por dia;
- Pouco contato do produtor com agroquímicos;
- Aplicação mais rápida;
- Facilita a aplicação em áreas de difícil acesso.
O uso de drone para a pulverização tem conquistado o produtor rural, sendo uma boa alternativa para diminuir o custo de produção e alcançar uma boa produtividade, além de minimizar o contato do trabalhador com os produtos.
Fonte: AgroPós
Comentários