Existem vários aspectos relacionados à precisão na nutrição da sua lavoura. Talvez, pela expressão “agricultura de precisão” ter sido muito utilizado para se referir ao mapeamento da fertilidade de solo e aos equipamentos de distribuição de adubos em taxas variáveis, sejamos induzidos a pensar de forma mais restrita. No entanto, o tema pode ser muito mais abrangente.
Como nutrir nossas lavouras de forma precisa?
Nutrir nossas lavouras de forma precisa, vai muito além de, simplesmente, posicionar geograficamente o adubo de forma específica nos talhões. É sim, saber como fazer o nutriente estar prontamente disponível no exato momento em que as plantas precisam dele.
A figura a seguir, apresentada no trabalho de Bender et al. (2015), representa a quantificação da absorção dos nutrientes durante o ciclo de desenvolvimento da cultura da soja. Nota-se que, de maneira geral, a maior exigência em termos quantitativos ocorre a partir do pleno florescimento da cultura.

A principal fonte destes nutrientes se encontra nos solos. Nele, os nutrientes interagem entre si e com o ambiente, sendo afetados, principalmente: pelo pH, umidade do solo, teor de matéria orgânica, óxidos de ferro e alumínio. Como exemplo, podemos citar a disponibilidade de Mn para as plantas. Não basta saber quais os seus teores existentes no solo, é preciso levar em conta o manejo. Por exemplo, a aplicação de calcário pode elevar o pH acima da faixa ideal, principalmente nas camadas superficiais, ou quando o calcário é mal distribuído. Isso implica na sua indisponibilização para as plantas. Outras interações antagônicas podem ocorrer com o fósforo, magnésio.

Uma forma de driblar todas estas interferências que ocorrem no solo é aplicar o nutriente diretamente nos tecidos foliares, onde será metabolizado pela planta.

Foto: portaldoprodutor.agr.br
Precisão na aplicação foliar
Para tanto, é preciso lançarmos mão de produtos de alta qualidade, adjuvantes e equipamentos adequados. Mas, nada disso adianta se não treinarmos a equipe que faz as aplicações no campo.
Os principais pontos que devem ser observados são:
- Comprar produtos de empresas idôneas, que têm um processo de certificação de qualidade e que garanta o uso de boas matérias primas;
- Treinar as equipes de operação para realizar as inspeções e as corretas manutenções dos equipamentos de pulverização;
- Seguir a recomendação agronômica quanto ao correto uso dos produtos, incluindo o momento de aplicação e a dose por hectare;
- Gerenciar o tamanho das gotas aplicadas respeitando os limites ambientais, principalmente velocidade do vento e temperatura, para evitar perdas por deriva e evaporação, adequando o tipo da ponta de pulverização e a pressão de trabalho.
- Lançar mão, sempre que possível, de adjuvantes que melhorem a absorção dos nutrientes pelos tecidos das plantas.
Ser preciso na agricultura é um contínuo exercício de cuidado aos detalhes, principalmente no que se refere à capacitação técnica da equipe que é responsável pela execução de todas as operações.
Assessoria de ponta a ponta
Um atendimento próximo e personalizado, seja dentro da sua fazenda, pela internet, pelo telefone ou em uma de nossas unidades.
Mande um e-mail: andre.inacio@izi.agr.br
Whatsapp: (62) 8264 7968

Comentários