Os nematoides são pragas muito comuns nas lavouras, e tem o potencial de causar danos na maioria das plantas cultivadas com interesse econômico, entre elas: soja, algodão, cana-de-açúcar, milho, tomate, batata, cenoura, café, entre outras.
Variedade de nematoides
Segundo a Dra. Adriana Aparecida Gabia, só na cultura da soja, mais de 100 espécies de nematoides, envolvendo cerca de 50 gêneros, foram associadas ao seu cultivo em todo o mundo.
O que é nematoide?
O nematoide é um vermes que possui o corpo em formato cilíndrico, geralmente alongado e com as extremidades afiladas. Em algumas situações, as fêmeas assumem formas aberrantes de rim, maçã ou outras que fogem da aparência corriqueira dos vermes. O tamanho dos nematoides é bastante variável.
O que é nematoide do solo?
Os nematoides do solo são organismos microscópicos que podem causar danos na produção agrícola. Como os nematoides são invisíveis a olho nu, eles podem causar alguns problemas nas plantações que só são percebidos quando os sintomas afetam a parte externa das plantas.
Nematoides Fitopatogênicos
No cenário agrícola atual é de suma importância que todos os fatores que afetam negativamente a produtividade das culturas sejam devidamente identificados e trabalhados de forma a minimizar os danos e prejuízos ocasionados. Dentre estes fatores, a infestação por nematoides fitopatogênicos merece destaque em função da sua ocorrência generalizada e sua elevada capacidade de causar danos e, consequentemente, prejuízos inestimáveis às culturas.
Quais são os nematoides mais prejudiciais?
No Brasil, os nematoides mais prejudiciais à cultura têm sido os formadores de galha, Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica, o nematoide das lesões radiculares, Pratylenchus brachyurus e o nematoide do cisto da soja (NCS) Heterodera glycines.
Como apresentado pelo pesquisador do Instituto Matogrossense do Algodão (IMA), Dr Rafael Galbieri, as perdas causadas pelos nematoides são de cerca de R$ 35 bilhões.
Dentre as espécies que mais ocorrem se destaca o P. brachyurus, ocorrendo em 95% das áreas dos plantios de Mato Grosso e Goiás. No entanto, apesar de estar distribuído em praticamente todas as áreas, seu nível de infestação é de 7 a 20 vezes menor que M. incognita. Ou seja, se coletarmos uma amostra de solo, é muito mais provável observarmos indivíduos de P. brachyurus do que M. incógnita, mas quando os encontramos numa determinada área, seu número é muitas vezes menor do que estes dois últimos. Isso também nos faz pensar que nem sempre P. brachhyurus causa danos econômicos às culturas. Para um correto diagnóstico é preciso fazer a coleta de modo correto e enviá-la para um especialista fazer a sua interpretação, para que ele cheque se a quantidade presente já atingiu nível de dano significativo. Atualmente, Heterodera glycines está presente em dez estados brasileiros: MG, MS, MT, GO, SP, PR, RS, BA, TO e MA.
Desta forma, torna-se imprescindível a identificação e quantificação das espécies de fitonematoides presentes nas culturas, garantindo uma tomada de ação assertiva e a minimização dos prejuízos gerados.
Assessoria de ponta a ponta
Um atendimento próximo e personalizado, seja dentro da sua fazenda, pela internet, pelo telefone ou em uma de nossas unidades.
Comentários