Com o aumento dos preços de insumos no país nos últimos anos, a busca por práticas que reduzem ou otimizam o uso de insumos e aquelas que também podem ajudar a reduzir os custos da produção tem se tornado bastante interessante.

A agricultura de precisão é um sistema de gerenciamento agrícola que utiliza um conjunto de tecnologias e informações, que permite considerar as variações espaciais das propriedades do solo e das plantas encontradas nas lavouras.

Este sistema possui várias práticas, tendo como objetivo otimizar os lucros, a sustentabilidade e a proteção do ambiente e resolver os problemas que deixam as lavouras não uniformes. Uma das práticas existentes é a aplicação localizada de insumos.

O que é aplicação localizada de insumos

A aplicação localizada de insumos é uma maneira de operar as lavouras utilizando aplicações de insumos com doses diferentes na área produzida, levando em consideração as necessidades de cada parte da mesma.

Essa prática considera a variabilidade espacial das lavouras em todos os aspectos, como a produtividade, características físicas, químicas, compactação, entre outros, referentes ao solo, ocorrência de infestação quanto a ervas daninhas, pragas e doenças.

Ela possui três etapas, sendo divididas entre, coletas de dados, interpretação de mapas e a aplicação localizada.

A coleta de dados

É nessa etapa que o mapeamento dos fatores relacionados a cultura e ao solo são obtidos, como, por exemplo a produção de grãos e fertilidade.

A interpretação dos mapas

É nessa etapa que o mapeamento dos fatores relacionados a cultura e ao solo são obtidos, como, por exemplo a produção de grãos e fertilidade.

A aplicação localizada

A aplicação localizada é a etapa final, onde os mapas gerados na segunda etapa são interpretados pelos controladores eletrônicos das maquinas de aplicação. Durante a aplicação o GPS diferencial (DGPS) fornece a posição do maquinário na área e conforme os mapas de aplicação, as maquinas aplicam a quantidade exigida nos locais planejados.

Unidades de Gestão Diferenciadas (UGDs) classificadas em três classes.

Posicionamento dos alvos

Determinar o posicionamento dos alvos é uma das fases mais importantes para o sistema, podendo utilizar duas metodologias para isso:

  • A detecção de alvos realiza o controle da aplicação em um sistema “on-line”, por detecção instantânea, onde o equipamento é conduzido sobre o campo de aplicação e os alvos são identificados através de sensores e a aplicação é feita somente sobre as áreas desejadas, sendo que tudo é realizado em uma única operação, otimizando tempo, além de gerar economia  com mão-de-obra e maquinário.
  • A aplicação baseada em mapeamento realiza a coleta de informações para a criação de mapas georreferenciados dos alvos, sendo processados com a ajuda de sistemas de suporte para a melhor tomada de  decisão, gerando mapas de tratamento ou aplicação que são utilizados pelo sistema de controle do maquinário que será  utilizado durante a aplicação, para comandar a distribuição localizada dos insumos.

Como realizar a aplicação localizada de insumos

As estratégias de aplicação localizada podem variar de acordo com os equipamentos disponíveis.

A mais conhecida utiliza maquinas equipadas com kits que possuem GPS para a localização dentro da área produzida, sensores e controladores que realizam a abertura da composta ou a velocidade da esteira para a mudança das doses aplicadas.

Outra estratégia é a aplicação por células ou zonas, que é utilizado por quem não possui os equipamentos automáticos, onde é aplicado doses fixas dentro das zonas, alterando as doses de uma zona para outra.

Diferença entre a aplicação pela média e a aplicação localizada

A aplicação pela média é utilizada na agricultura convencional, onde os insumos são aplicados com doses iguais em toda a área, ela utiliza uma amostragem média para os talhões ou até mesmo para a propriedade toda.

Esse sistema de aplicação com doses iguais, pela média, pode resultar em desperdícios de insumos e consequentemente o aumento do custo de produção e em alguns casos quedas na produtividade.

Já na aplicação localizada os insumos são aplicados com diferentes doses de acordo com as necessidades de cada parte da área produtiva.

Esta prática geralmente utiliza produtos simples na aplicação, diferente das fórmulas que os produtores estão acostumados. Para a realizar a aplicação, este sistema conta com equipamentos com um certo grau de automação e calibração dos conjuntos.

Fonte: Bing

A imagem acima demonstra visualmente a diferença entre a aplicação pela média, onde o a área é vista de maneira igual e a aplicação localizada de insumo, onde a área é vista de forma desigual, contendo as variáveis espaciais incluídas na hora da realização do mapa.

Benefícios da aplicação localizada de insumos

  • Redução dos custos da produção;
  • Tomada de decisão mais rápida, segura e certa;
  • Maior produtividade da lavoura;
  • Melhoria do meio ambiente pelo menor uso de defensivos;
  • Redução de quantidade de uso de insumos;
  • Melhoria das atividades agrícolas;
  • Fornecer registros da propriedade mais detalhados e úteis.

O que podemos concluir?

Com o cenário atual do país e o aumento dos preços dos insumos agrícolas podermos observar  facilmente  que a adoção da aplicação localizada de insumos é bastante interessante para a produção agrícola, por proporcionar a redução dos custos da produção, devido a menor quantidade de insumos utilizada, evitando assim gastos e desperdícios, desnecessários, além de proporcionar o aumento da produção.

A utilização desse sistema também proporciona a melhoria do meio ambiente, tornando a produção mais bem vista pela sociedade.

Mapeamentos de fertilidade realizado pela IZI

O mapeamento de fertilidade realiza o levantamento dos aspectos químicos e físicos do solo com a finalidade de promover recomendações viáveis ao produtor, onde as interpretações e recomendações são feitas junto ao cliente, com assistência técnica durante as operações de adubação e calagem.

Os mapas possuem células personalizadas de acordo com as necessidades técnicas de cada propriedade.

Grid amostral padrão com variação das células de um hectare até cinco hectares

Grid zona de manejo

Fonte: 

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/insumos-agropecuarios/arquivos-publicacoes-insumos/agric_precisao.pdf

https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/1622_000fkl0f2ta02wyiv80sq98yqf7fpgf0.pdf

https://www.scielo.br/j/cr/a/54b6LCQHHrJsnwqdCTGKHtB/?lang=pt

Assessoria de ponta a ponta

Um atendimento próximo e personalizado, seja dentro da sua fazenda, pela internet, pelo telefone ou em uma de nossas unidades.

Mande um e-mail: andre.inacio@izi.agr.br

Whatsapp: (62) 8264 7968

logo Cor

Leave a Reply

Abrir WhatsApp
1
Precisa de ajuda?
Olá tudo bem?
Como podemos te ajudar?