Quando se trata do setor agrícola muitos produtores se perguntam como aumentar a produtividade gastando menos, por isso a busca por novas tecnologias que maximizem essa produção é fundamental.
Produzir de forma mais eficiente garantindo uma alta produtividade com otimização de recursos pode parecer uma realidade distante para os produtores, mas a agricultura de precisão pode tornar esses interesses reais de forma rápida e prática.
A agricultura de precisão é uma das ferramentas mais indicadas para otimizar a produtividade na lavoura, fazendo uso de tecnologias que auxiliem a tomada de decisão do produtor em termos de gestão da propriedade. Com essas informações é possível melhorar de forma significativa a produtividade, renda, além de preservar recursos naturais e o meio ambiente como um todo.
O que é a agricultura de precisão?
A agricultura de precisão(AP) está presente no Brasil há pelo menos 30 anos, sendo utilizada em diversas cadeias produtivas no setor agropecuário. Essa tecnologia surgiu com o objetivo de gerenciamento agrícola a partir de informações e dados precisos, auxiliando-o na tomada de decisão, os dados são coletados em áreas georreferenciadas.
A AP tem se tornado uma ferramenta muito eficiente para produtores que desejam conhecer de maneira completa e detalhada sua área de cultivo. Essa tecnologia se baseia na variabilidade espacial da lavoura para aumentar o retorno econômico e reduzir o impacto ambiental, é possível integrar sistemas como os de GPS em maquinários agrícolas e os sistemas de informações, como, por exemplo, em pulverizadores para evitar que o equipamento passe duas vezes no mesmo local. Essas tecnologias têm se tornado fortes aliadas para obtenção de dados e execução dos processos.
Com o uso de sensores também é possível identificar a situação do solo, a presença de plantas daninhas, condições meteorológicas da área, tomando assim as medidas necessárias para corrigir e amenizar possíveis danos.
Os ganhos reais da Agricultura de Precisão
Com o uso correto e eficiente da agricultura de precisão o produtor pode ter um ganho de quase 30% na produtividade e uma redução média de 23% dos gastos com insumos. Essas taxas podem variar conforme o nível tecnológico do produtor e a cultura.
Culturas com alto interesse econômico, como milho, soja entre outras, podem apresentar um ganho ainda maior, já que muitas tecnologias no mercado são desenvolvidas especialmente para elas.
Esses ganhos e redução de custos estão ligados principalmente a otimização de recursos e devido a produção com maior intensidade de forma correta, uso racional de fertilizantes e produtos fitossanitários
Como funciona
Enquanto a agricultura convencional parte da ideia de que os campos de plantio são todos iguais, a agricultura de precisão parte da ideia de que cada lugar tem suas próprias características, em questões como produtividade, solo (características físicas, químicas, compactação, etc) incidência de ervas daninhas, pragas e doenças. Mostrando assim que com dados e informações é possível analisar as particularidades de cada área e gerar melhores resultados para a lavoura como um todo.
Com o uso de diferentes tecnologias, a AP tem ganhado espaço em diversas propriedades rurais sendo uma realidade bastante viável para pequenos, médios e grandes produtores.
Quais são os objetivos da agricultura de precisão?
Os principais objetivos da agricultura de precisão são:
- Otimizar o uso de insumos;
- Aumentar a produtividade;
- Melhorar a qualidade do produto;
- Melhorar a qualidade das operações;
- Aumentar a lucratividade;
- Minimizar os impactos ambientais;
- Gerar mapas precisos;
- Automatizar máquinas e processos;
Em primeiro momento a agricultura de precisão busca a coleta, organização e gerenciamento de forma mais eficiente dos dados da propriedade. Quando a tecnologia é implantada de forma correta, ela passa a tornar o processo produtivo mais eficiente aumentando assim a produtividade e reduzindo custos.
Vantagens
A agricultura de precisão pode trazer inúmeras vantagens para o produtor os itens abaixo são apenas alguns exemplos:
- Diminuição dos custos de produção;
- Tomada de decisão mais rápida e assertiva;
- Tornar o controle de pragas e doenças mais eficiente;
- Ajuda a reduzir os riscos da atividade agrícola;
- Mais controle do produtor em todas as etapas da produção, com uso de sistemas e análise de dados;
- Aumento da produtividade;
- Conservação de recursos naturais, como água e solo.
Desvantagens
De maneira geral a Agricultura de precisão possui poucas desvantagens, sendo elas facilmente resolvidas com a evolução da tecnologia e barateamento dos equipamentos, ainda sim a AP torna-se um bom investimento a longo prazo devido ao enorme ganho em produtividade e redução de custos com relação a produção.
Entre as desvantagens podemos citar:
- O alto custo com investimento;
- Complexidade de alguns softwares;
- Exigências com mão de obra qualificada;
Agricultura de precisão na prática
Agricultura de precisão
A agricultura de precisão é utilizada especialmente em commoditie como milho, soja, café, cana entre outras culturas com grande interesse econômico.
Essa tecnologia é bastante empregada na aplicação de fertilizantes, defensivos agrícolas e irrigação, sempre fazendo uso de taxas variáveis conforme a necessidade de cada área.
Diferente da agricultura tradicional está tecnologia permite um olhar mais profundo em relação a variabilidade espacial e temporal de cada área agrícola, em uma comparação simples podemos observar que cada talhão é diferente entre si dependendo da sua localização e como foi utilizado no passado, agora imagine que dentro de um talhão existem locais com diferenças entre si quanto a textura, fertilidade, incidência de plantas daninhas e pragas.
A agricultura de precisão tenta recolher o maior número de dados e informações possíveis, para garantir um diagnóstico preciso sobre a variabilidade presente nas lavouras analisadas.
O que devemos lembrar na hora de utilizar a Agricultura de precisão?
Agricultura de precisão traz resultados, mas não faz milagre
Não espere resultados milagrosos, os resultados não apareceram da noite para o dia, essa tecnologia funciona principalmente a longo prazo, reconhecendo e recuperando sua área.
Ela exige conhecimento, cuidado e tempo para garantir os melhores resultados e ganhos em produção.
Foque também no básico
Os melhores resultados só serão alcançados se os cuidados básicos com a lavoura forem bem-feitos, atente-se nos processos como a semeadura, época correta de plantio, cuidados com o solo, rotação de cultura, irrigação adequada.
A produtividade é a chave
Use a Agricultura de precisão como ferramenta para encontrar os fatores que estão limitando a sua produção, otimize seus recursos e reduza gastos desnecessários. Por isso é sempre importante manter seus dados atualizados e conhecer a tecnologia e principalmente sua área.
Assessoria de ponta a ponta
Um atendimento próximo e personalizado, seja dentro da sua fazenda, pela internet, pelo telefone ou em uma de nossas unidades.
Comentários