A agricultura de precisão é um assunto cada vez mais presente na rotina dos produtores, ela conta com várias ferramentas tecnológicas, uma delas é o mapeamento de fertilidade, ele auxilia no manejo do solo e das lavouras que contribui de maneira positiva para produção agrícola, a sua utilização é uma das práticas que podem otimizar o cultivo e aumentar a produtividade.
O mapeamento de fertilidade do solo é uma técnica que leva em consideração a variabilidade dos elementos presentes no solo. Os mapas indicam as manchas de nutrientes conforme sua localização e têm grande utilidade para a Agricultura de Precisão.
Com base na coleta de solo georreferenciada o mapa de fertilidade química é criado, e com essas informações é possível corrigir as deficiências nutricionais de cada ponto de determinada área. Dessa forma, é possível obter uma eficiência na utilização de fertilizantes e corretivos agrícolas, tendo como consequência positiva o aumento do potencial de produtividade das áreas além de minimizar os custos, pois realizando apenas a aplicação necessária não haverá desperdício de insumos.
De uma maneira geral, os mapas de fertilidade tornam mais eficiente a aplicação de fertilizantes e corretivos agrícolas, pois são feitas em doses variadas nas áreas, isso faz com que a aplicação seja otimizada, porque é baseada nos mapas de cada talhão.
O projeto de mapeamento de fertilidade realizado pela IZ,I faz o levantamento dos aspectos químicos e físicos do solo com o objetivo de conhecer e entender as particularidades de cada área.
O projeto é dividido em fases, sendo elas:
- Medição de área: é realizada através do uso de Receptor GNSS
- Elaboração de planimetria: representação da área é medida através de croqui, coordenadas, ou vetorização a partir de imagens de satélite
- Grade amostral personalizada
- Planejamento e execução de coletas
- Auditoria de trilhas: verificação do caminho percorrido pelo o técnico na coleta das amostras
- Auditoria de coletas: verificação da coleta realizada pelo o técnico, de acordo com os parâmetros determinados
- Análises laboratoriais: as amostras são mandadas para o laboratório
- Elaboração dos mapas temáticos: representação dos resultados das análises do solo que foram coletados pelo o técnico
- Recomendação de adubação e calagem: é realizada com base nos resultados obtidos nas análises laboratoriais
- Entrega de arquivos de taxa variável: são os arquivos para serem inseridos em equipamentos que farão a aplicação de acordo com a necessidade específica de cada área
https://www.agroprecision.com.br/mapeamento-de-fertilidade-do-solo/
https://tecnologianocampo.com.br/mapeamento-da-fertilidade-do-solo/
Comentários