A tecnologia de taxa variável tem o intuito de tornar possível a aplicação localizada de acordo com as diversas variáveis do campo, permitindo a uniformização da capacidade produtiva do talhão. Este método é baseado no princípio que, ao invés de realizar uma aplicação em taxa média fixa estipulada, a distribuição do produto é ajustada conforme as necessidades locais. Esta tecnologia, quando associada a uma correta metodologia de análise e aplicação, gera ótimos resultados para o campo, pois reduz custos e desperdícios, logo  aumentando a produtividade da produção.

A aplicação em taxa variável tem como base o mapeamento da lavoura, para a identificação da necessidade de cada ponto de determinada área. É necessário realizar uma série de amostragens de solo em pontos específicos da lavoura.

Com os dados necessários obtidos, a próxima etapa é interpretá-los e prescrever uma quantidade específica de insumo para cada ponto do talhão, esse processo pode ser feito de forma manual ou automatizada utilizando softwares especializados em agricultura de precisão. Por último, essas taxas de aplicação são convertidas em um arquivo digital que seja compatível com o computador de bordo do equipamento agrícola que será utilizado na tarefa de aplicação.

Em equipamentos agrícolas de aplicação em taxa variável, existe um controlador eletrônico de taxa, que possui um módulo de recepção dos sinais de satélites para calcular a posição geográfica e a velocidade de deslocamento do distribuidor, ele relaciona esta posição com a taxa alvo identificada no mapa de recomendação, inserido no equipamento e controla um motor hidráulico para obtenção da taxa desejada, então é realizada uma aplicação em cada ponto apenas com quantidade necessária. 

O equipamento deve ser devidamente configurado,pois uma vez determinada a taxa, o computador envia sinais aos atuadores que fazem a regulagem de vazão, que podem ser motores elétricos, motores hidráulicos, válvulas, entre outros. Ou seja, de maneira geral, as aplicações em taxas variáveis, possuem uma variação na rotação dos motores da esteira de alimentação e a rotação dos pratos do distribuidor, que varia de acordo com a necessidade especificada nos mapas da área.

Os benefícios da utilização da tecnologia de aplicação de fertilizantes e corretivos agrícolas em taxas variáveis são diversos, entre eles, econômico, pois aplicar as dosagens certas para cada área resulta na redução de custos na hora da compra de insumos, além de disponibilizar para as plantas somente a quantidade que é necessária, consequentemente gerando maiores produtividades por hectare.

Leave a Reply

Abrir WhatsApp
1
Precisa de ajuda?
Olá tudo bem?
Como podemos te ajudar?