É definida como compactação do solo o aumento da densidade do mesmo e a diminuição da porosidade, com isso ele apresenta uma certa resistência para o desenvolvimento radicular da planta, diminuindo a eficiência de absorção de água e nutrientes, e consequentemente impedindo o desenvolvimento e a produtividade da cultura.

As principais consequências da compactação do solo são:
- Redução expressiva da produtividade das culturas,
- As plantas não são capazes de absorver os nutrientes em função do mau desenvolvimento das raízes;
- Baixa quantidade de espaços livres do solo, o que diminuem a quantidade de oxigênio, ocasionando um baixo desenvolvimento da planta;
- Dificulta o desenvolvimento das raízes, resultando em menores raízes e consequente menor absorção de nutrientes e água no solo.
Evitando a compactação do solo
A melhor maneira de evitar a compactação do solo é adotar um manejo que evite o seu surgimento na propriedade. É possível realizar esse método com um adequado sistema de rotação de cultura, além de um controle de tráfego de máquinas na área.
Tratando de controle do tráfego de maquinário agrícola, é interessante adotar um sistema de georreferenciamento que ajusta o tráfego a rodar sempre pelo mesmo rastro, associado a ele, o uso de piloto automático para auxiliar na definição dos rastros e onde será feito o tráfego controlado durante toda condução da lavoura são práticas que contribuem bastante para evitar a compactação na sua lavoura.
Mapeamento da compactação do solo
Como a compactação do solo é um dos fatores que pode prejudicar a produtividade da lavoura, interfere no desenvolvimento das plantas. Existem diversas formas de avaliar um solo para verificar em que nível está a compactação, ou caso não esteja compactado, analisando assim a sua situação de campo a ser cultivado. Uma das maneiras que vem sendo mais utilizadas é o mapeamento de compactação do solo, associada à agricultura de precisão, pois são métodos e equipamentos que auxiliam no diagnóstico e em um manejo mais adequado.
Os mapas gerados de compactação do solo são de extrema importância para auxiliar o produtor nas atitudes que serão tomadas nas áreas mais compactadas ao longo do período de cultivo. Então, além do mapeamento de compactação oferecer informações para uma tomada de decisão mais assertiva, é possível realizar monitoramento das áreas de cultivo para analisar os níveis de compactação, se está ou não está afetando a produtividade, qual é a profundidade, e com essas informações é possível identificar se tem a necessidade de utilizar algum implemento agrícola para fazer a descompactação.
O mapeamento de compactação de solo consiste em:
- Mapeamento da área;
- Amostragem georreferenciada;
- Mapas temáticos com os índices de camadas de compactação;
- Recomendação para a descompactação do solo;
- Consultoria personalizada.
Comentários